PRECISO IR AO GINECOLOGISTA ANTES DE ENGRAVIDAR?

Quando nós mulheres estamos planejando engravidar, precisamos estar com nossa rotina ginecológica em dia. Costumo dizer que você precisa estar no seu melhor momento para dar vida a um bebê que irá crescer dentro de você.

É na consulta pré-concepcional que vamos analisar e investigar toda a sua vida. Saber quais medicações você já faz uso e se é necessário trocar por outra medicação caso você venha engravidar.

O seu peso corporal deve ser avaliado e ajustado para que você esteja dentro do peso adequado para gestar. O sobrepeso aumenta o risco de várias doenças durante a gestação como diabetes gestacional, HAC (hipertensão arterial crônica), pré-eclâmpsia, macrossomia fetal, dentre outras.

Com a ajuda de um nutricionista, faremos os ajustes necessários na sua alimentação e também suplementar as vitaminas que precisam sem ingeridas durante essa fase.

Algumas vitaminas são mais importantes de serem ingeridas no período da pré-concepção do que durante a gestação para prevenção de algumas doenças que podem acometer o bebê. Uma delas é o ácido fólico.

A falta de ácido fólico pode acarretar problemas de formação do Sistema Nervoso Central do bebê (cérebro, medula e coluna). Mulheres com deficiência dessas estruturas têm mais risco de ter um bebê com anencefalia e meningomielocele – espinha bífida.

Aqui também serão avaliados os seus hábitos de vida, se pratica alguma atividade física ou não, se faz uso de bebidas alcoólicas, cigarro.

Quem fuma tem dificuldade para engravidar, maiores riscos de abortamento e maior risco de malformação fetal, aumenta o risco de natimorto, chance de ter bebê com baixo peso ao nascer e bebês prematuros. Tem que PARAR de fumar! Perguntamos também sobre o café, pois o excesso de cafeína pode dificultar tanto a engravidar como trazer intercorrências durante o pré-natal.

A saúde do casal é importante.

A carga genética do bebê é 50% da mãe e 50% do pai.

Ou seja, o marido também precisa fazer atividade física, diminuir álcool e se alimentar melhor, pois tudo isso pode interferir na qualidade e quantidade dos espermatozoides e na qualidade do embrião.

Agora que você fez a consulta pré-concepcional, ajustou os hábitos alimentares, revisou as medicações de uso contínuo com seu médico, chegou aquele momento que a menstruação atrasa e você faz o teste de gravidez. Beta positivo = você está grávida!

Para acompanhar mais conteúdos como esse e ficar por dentro de tudo que você precisa saber para ter uma gestação segura e saudável, me acompanhe no instagram clicando aqui.

Você também pode adquirir o meu curso completo preparado para que as tentantes e grávidas tenham sucesso no seu pré-natal e acompanhem o desenvolvimento do seu bebê com clareza, domínio e confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *