Na primeira consulta de pré-natal será indicada uma série de exames:
- hemograma, tipagem sanguínea, glicemia em jejum – o valor de referencia é menor que 92, ou seja é diferente o rastreio para mulheres que não estão grávidas.
- sorologias (HIV, VDRL – síflis –, Hbsag, hepatite C) e pesquisa de toxoplasmose, rubéola, CVM.
- vitaminas (D , b12, minerais).
- TSH e t4l.
- EAS sempre com urocultura, já que a infecção urinária na gestação é muito comum e pode levar a quadro de parto prematuro.
Quando a gestante vê IGG positivo para toxoplasmose / rubéola / CMV já fica nervosa e apreensiva achando que está com alguma doença, mas não é, isso significa que ela já tem imunidade contra a doença.
Um ponto importante sobre a Toxoplasmose é que se você for suscetível, ou seja, se nunca tiver tido, a grávida precisa de alguns cuidados durante a gestação para não se contaminar e evitar de transmitir para o bebê, pois a toxoplasmose pode causar mal formação.
A toxoplasmose é transmitida pelas fezes do gato e, muitas vezes, as pessoas acham que a solução é se livrar do animal, mas está longe disso.
Quem é suscetível (tem IGM e IGG negativo) a toxoplasmose precisa evitar ingerir carne crua e mal passada, lavar muito bem as verduras e saladas para não correr o risco de ingerir as fezes do toxoplasma através da comida.
Essa primeira bateria de exames sera feita também no segundo e terceiro trimestre. Basicamente as mesmas coisas.
Para acompanhar mais conteúdos como esse e ficar por dentro de tudo que você precisa saber para ter uma gestação segura e saudável, me acompanhe no instagram clicando aqui.
Você também pode adquirir o meu curso completo preparado para que as tentantes e grávidas tenham sucesso no seu pré-natal e acompanhem o desenvolvimento do seu bebê com clareza, domínio e confiança.